domingo, 9 de janeiro de 2011

Deméter




Deméter era irmã de Zeus, e uma habitante do monte Olimpo. Ela era responsável pelas colheitas e pela fertilidade do solo, de modo que seu símbolo era uma espiga. Deméter não era casada e viveu poucos romances por meio dos quais teve seus filhos; o primeiro com seu irmão, Posêidon, que ela não queria, e por isso fugia constantemente, e até transfigurou-se em uma égua para intentar despistar o indesejável pretendente, que ao descobrir do disfarce, transformou-se também, e intencionalmente em um cavalo, dessa união nasceu Árion, um cavalo-falante; o segundo foi com seu irmão Zeus, pois é, ela bem que tentava fugir dos irmãos com os quais era obrigada a conviver, mas desse romance nasceu sua filha preferida, Perséfone, que num momento fora raptada por Hades e levada ao mundo subterrâneo; por último, é meio controverso o caso com um mortal, mas se for verdade, este fora o único que roubou o coração de Deméter, porém até quando Zeus não tinha conhecimento, pois ao saber, matara o rapaz. Com isso Deméter nos mostra que há amigos possessivos, mas saiba, há irmãos bem piores.

O fato, talvez, mais obscuro da vida de Deméter é a sua ligação com a cidade de Elêusis.
"Os Mistérios de Elêusis eram cerimônias de iniciação, com algum ritual pessoal a ser executado pelo novo participante. O culto era complexo, desenvolvido em vários dias. Há fragmentos de informações que permitem apenas perceber relances da celebração", diz a arqueóloga Elaine Veloso Hirata, da Universidade de São Paulo (USP).

Tudo indica que essa cerimônia começou após a saída de Deméter do Olimplo, em busca de sua filha Perséfone, o que fez com que a terra ficasse infértil e desolada sem a vigia de Deméter, trazendo fome e morte. Ao chegar a naquilo que um dia seria Elêusis, Deméter fora bem recebida por uma família que não sabia que ela uma deusa, uma vez que ela estava disfarçada de camponesa, e, dessa forma ficou habitando aquele local por um tempo, nesse ínterim ela ensina a cerimônia, com direito a sacrifícios e bebidas alucinógenas, para aquela família e partiu para outras terras, vagando sem destino, de forma que nessa viagem ocorrem diversas situações incríveis.

Por fim, Zeus vendo a lástima que se espalhava pela Grécia, procurou incessantemente Deméter e quando ao a encontrar, convocou uma reunião com todos os envolvidos no caso, de forma que fora determinado a Perséfone passaria metade do tempo com a mãe, e metade com seu marido, no mundo inferior.



Alguns sites:

0 comentários:

Postar um comentário