quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A Mitologia e vida cotidiana



Civilizações destacadas na história universal desenvolveram suas sociedades por completo, com destaque para as áreas militares, econômica e o assunto desse blog, a parte religiosa que com o advento de extinção dos ritos restaram-nos a cultura dos deuses, que agora não fazem parte mais da área Teológica, e sim Mitológica.

Dessa forma, para transmitir a idéia central blog, a primeira gama de deuses a serem trabalhados serão os da sociedade grega. Ora, nada mais prosaico que os deuses gregos, eles eram como qualquer família comum, só que com poderes, o que poderiam causar grandes problemas quando eles ficavam irados, pois, imagine se sua mãe pudesse lançar raios em você caso você a deixasse irritada, era mais ou menos assim que acontecia lá no monte Olimpo, a morada dos deuses, e o que complicava ainda mais era o fato de viverem juntos o que transformava o monte praticamente em um reality show, porém obviamente mais interessante e culto.

A primeira parte desse projeto é expor os 13 habitantes do Olimpo, juntamente com uma ilustração.
Então temos formado uma idéia básica do Olimpo como uma casa, com uma família que morava lá, e de fato, muitas coisas ocorreriam naquele local, a partir daí vamos ver, em pequenos contos, as principais histórias, personalidades e frustrações de cada deus, e você verá, há sempre um parecido com alguém que você conhece, já que segundo um pensamento da eterna Miss Marple, personagem da autora policial Agatha Christie, as personalidades são sim, limitadas.
Uma observação, as principais fontes bibliográficas desse blog serão alguns livros:
"O livro de ouro da mitologia" – História de Deuses e Heróis/Thomas Bulfinch.
"O livro Ilustrado da Mitologia" /Philip Wilkinson.

PS: A ideia é postar um conto por semana, geralmente aos domingos. Abraços.

3 comentários:

Vanessa/Miss Pain disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanessa/Miss Pain disse...

"o que transformava o monte praticamente em um reality show, porém obviamente mais interessante e culto."
Adorei esse seu ponto de vista, uma vez que os deuses realmente apresentavam e representavam as virtudes e os defeitos dos homens. Talvez a Mitologia possa ser usada como o aperfeiçoamento dessas características, atribuindo (pelo menos atualmente) uma a cada um de seus deuses e demonstrando, conforme a conduta de vida de cada um, os riscos e as melhoras que a vida de cada um deles pode apresentar, dependendo da virtude ou do defeito humano principais que eles representam.
Vanessa

Letícia Martinez disse...

Taa muito bom Maicom, o desenho ta perfeito...Sério, bom mesmo!
Continua firme...Vo colocar nos meus favoritos depois!:)
Beijos

Postar um comentário